Compartilhar: < Voltar

Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2014

Farmacox®, a arma certa contra a Coccidiose

A opção que faltava no controle da coccidiose, com a eficácia que a sua produção esperava.

Um produto eficaz e com custo competitivo para combater uma enfermidade presente em praticamente todas as granjas brasileiras. Estas são as principais vantagens da nova arma que o suinocultor brasileiro conta para vencer a Coccidiose, o Farmacox®, lançado no mercado pela Farmabase, empresa que completa em 2014 vinte anos de atuação, disponibilizando um amplo portifólio voltado para a Avicultura e Suinocultura, com produtos divididos em cinco categorias: Entéricos, Sistêmicos, Biossegurança, Saúde e Desempenho e Antiparasitários.

 

O Farmacox® é indicado para a prevenção e controle da diarreia por coccidiose ocasionada por Isospora suis em leitões e vem ocupar um nicho de mercado importante, pois os criadores ainda têm muitos prejuízos com a Coccidiose, mesmo conhecendo bem a enfermidade é pouco comum um diagnóstico mais elaborado, para identificar a doença. O produto é apresentado em duas versões, frascos de 100 ml e 1 litro, deve ser aplicado por via oral, na dose de 1 ml, no terceiro dia de vida do leitão. O frasco de 100 ml possui uma válvula para aplicação e pode ser administrado diretamente na boca do animal, sem precisar diluir o produto. “O resultado é imediato, pois os desafios de coccidiose aparecem a partir do 5º dia de vida do animal, podendo se estender até o 15º e, às vezes, até o desmame. O produto tem ótima palatabilidade, o que exclui a possibilidade de refluxo pelo leitão”, acrescenta Gladison Carioni, médico veterinário com mais de onze anos de experiência na produção de suínos.

A Coccidiose acomete os leitões com maior frequência em instalações sem higiene e em condições ambientais inadequadas. Os principais sintomas são diarreia fétida, amarelada e com consistência variando de cremosa a pastosa; desidratação, perda de brilho nas cerdas e atraso no desenvolvimento, causando aumento moderado na taxa de refugos ao desmame. A mortalidade geralmente é menor que 5%, porém pode atingir mais de 20% quando associada aos outros agentes. A doença ocorre com maior frequência nos períodos mais quentes e úmidos, favorecendo a esporulação dos oocistos, que permanecem durante muito tempo no meio ambiente e são resistentes à maioria dos desinfetantes utilizados.

O FARMACOX® possui uma formulação cuidadosamente preparada para garantir excelente homogeneidade, estabilidade e eficácia. E ainda traz a válvula do Pig Doser calibrada, garantindo a dose correta e extrema uniformidade entre doses.

Os quesitos de tamanho e homogeneidade de partículas refletem uma melhor absorção do princípio ativo pelo leitão, e também menor sedimentação, o que reflete na eficácia do produto no combate à enfermidade. Outro item importantíssimo a ser evidenciado é a viscosidade ideal da suspensão, que interfere na sedimentação das partículas, bem como melhor aplicabilidade por via oral. Por tratar-se de uma infecção extremamente contagiosa, é necessário um controle permanente atuando de forma preventiva, adotando medidas de higiene e manejo. E como a coccidiose causa uma atrofia de vilosidades intestinais, este animal pode ter o desempenho comprometido não apenas no setor de maternidade, como também ao longo da cadeia de produção. “Hoje em dia as margens da suinocultura estão cada vez mais reduzidas e o desempenho zootécnico acaba fazendo uma diferença muito grande para que o produtor reduza impactos no custo final do animal. Outro motivo é que um animal com alto padrão de sanidade garante um produto de maior qualidade ao consumidor final”, concluiu Gladison Carioni.

A Farmabase possui mais de 130 funcionários, ocupa uma área de quase 12 mil m², no Distrito Industrial de Jaguariúna (SP), a 100 km da capital paulista, e tem foco nas boas práticas de fabricação, na rastreabilidade total e em linhas de produção exclusivas, o que garante maior segurança no processo produtivo, reforçando a confiança junto às empresas produtoras. A empresa está disponibilizando o FARMACOX® em todos os revendedores da Farmabase espalhados pelo Brasil.

 

FARMABASE
A Farmabase é uma empresa brasileira com padrão de qualidade global que atua nos mercados de suinocultura e avicultura industrial. São quase 20 anos de participação, contribuindo para a produção de animais saudáveis e alimentos seguros.

Compartilhar: